quarta-feira, 8 de maio de 2013

Classificação - Divisão de Honra AF Évora

11 comentários:

Anibal disse...

Não sei se é ignorância minha, se toda a envolvência do futebol no nosso Distrito, é mesmo fantasmagórica. Provavelmente a informação só não chega a Mora, mas a verdade é que aqui ninguém sabe (se sabe, não conta) como vai ser a próxima temporada. Afinal quantas divisões são? Quantas equipas sobem? E sobem para onde? Há perspectivas de mais equipas em competição?
Quando a tendência é para a diminuição de equipas, que carta tem na manga, a AFE?.
Parece-me que está na hora de o adepto comum ser informado do que o espera. Afinal somos nós que pagamos as quotas aos clubes, somos nós que vamos à bola, pagamos os bilhetes e chamamos nomes ao árbitro.
Desconfio que nem a própria AFE sabe o que vai fazer.
Proponho a este Blog que tente uma entrevista com o Presidente da AFE, onde possa clarificar toda a situação. Seria um verdadeiro serviço público.

Anónimo disse...

Muito bom comentário e muito a propósito.
AFE, é uma anarquia completa ninguém sabe nada.
É tudo a "monte e fé em Deus".
Realmente acho que a AFE podia e devia ser um pouco mais profissional e tratar os assuntos com outra profundidade e outro nível que não este, muito rasteiro e superficial.
É que realmente ninguém sabe o que se vai passar, nem onde vão jogar.......enfim é o que temos....

Anónimo disse...

Mas que conversa é essa?eu nao compreendo é porque é que este blog coloca as duas equipas de cima colocadas de cor diferente das restantes e das duas ultimas.
toda a gente sabe que da divisão de honra sobe o oriola diretamente para a segunda divisão Nacional. ´Do segundo até ao sétimo ou oitavo ficam na elite. Depois as ultimas equipas ficam na divisão intermediaria com as 7 primeiras da 1ª divisão. as restantes ficam na ultima divisão distrital.
Qual a dúvida?

Anónimo disse...

Aníbal está previsto há muito (3 anos?) como vai ser a próxima temporada, e que tem a ver com a extinção da III Divisão Nacional. A nível distrital vão haver três divisões: Elite, Honra e 1ª Divisão. As primeiras com 10 e 12 equipas e a última com as restantes. Isto é que está previsto, mas sinceramente parece-me não haver equipas suficientes para a última divisão, apesar do "ataque" que as equipas do INATEL vão sofrer para que se mudem para os campeonatos oficiais, com brindes que vão até à taxa zero. Com esses mais S. Manços e Cabeção que se diz irem voltar e os "resistentes" pode ser que se consiga...

Manel

Anónimo disse...

Quanto às subidas: Os sete primeiros da Honra sobem (a Oriola vai para o Campeonato Nacional e os outros seis para a Divisão de Elite), os sete primeiros da 1ª Divisão para a Honra.
Descidas: Borbense e Santiago Maior descem para a 1ª Divisão.
Tudo o resto está dependente do número de clubes que descem da actual III Divisão aos distritais

Anibal disse...

No fundo, todos temos dúvidas. Eu vejo as coisas pouco claras, e continuo a pensar que três divisões é um erro crasso. Quantas equipas são necessárias em cada divisão, para a época desportiva ter a duração que justifique investimentos? E a AFE, que sempre foi das mais caras, vai agora fazer saldos para conquistar equipas ao INATEL? E depois os saldos não são para todos?.
A AFE tem de ter um plano já devidamente elaborado, e tem de ter também um plano B. Se não tem, mal vai a coisa. Se tem, porque carga de água não é do conhecimento dos Clubes?.
Todos nós sabemos o que se diz. O que eu reclamo, não é o que se diz, mas o conhecimento efectivo e factual, da situação real neste momento.
As actuais duas divisões, têm 14 equipas cada, e mesmo com os jogos da taça, a época não é grande. Ora para manter a época desportiva com a mesma duração, são precisas 42 equipas. Acham isso razoável?.

Anónimo disse...

O Sr. iluminado das 16h15 do dia 14 diga-me então, se não houver equipas para fazer a 1ª divisão, como é?
Porque o mais certo é não haver, das equipas do INATEL quantas querem ir para o Distrital? Se está assim tão certo do que diz, deve ter uma explicação para esta situação.

Anónimo disse...

Amigo anibal,
Uma coisa é voce nao concordar...e isso sao opinioes e nao se discutem mas dizer que está confuso....isso nao acontece.Abraço e bom tema para conversar

Anónimo disse...

Juventude, Reguengos e Monte Trigo descem quase de certeza...(este último está confirmado)

Vendas Novas possivelmente volta a fazer equipa sénior...

Etc Etc

Há de haver solução para fazer as 3 séries (Elite, Honra e 1ª) com um bom nº de equipas e um campeonato equilibrado.

Mas sim a AFE devia dar mais informação ao povo eborense...

Anónimo disse...

"...Quantas equipas são necessárias em cada divisão, para a época desportiva ter a duração que justifique investimentos?"

O investimento é inversamente proporcional à duração do campeonato. Quem paga, paga "à jorna": menos meses, menos treinos, menos vitórias, igual a menos dinheiro gasto. Quem não paga aos atletas, o dinheiro despendido é essencialmente com taxas de jogo e deslocações, logo, menos jogos igual a menos dinheiro gasto.
Por estas e outras razões sou favorável a uma época de futebol amador curta.
Aliás o número de equipas na divisão superior (Elite) é uma imposição da Federação, que foi mantida mesmo depois de ter sido deixada cair a ideia do "Pró-Nacional"

Manel

Anibal disse...

Se o problema é esse, porque não fazer series Concelhias?? isso sim, era económico.
Os investimentos no futebol regional, em termos de competição, principalmente no Alentejo,são limitados a uma ou duas equipas por época. Eu referia-me ao investimento em infraestruturas; Sintéticos, balneários, melhoramentos nas Sedes sociais dos Clubes, apoios,.
patrocínios e tudo o que possa manter pessoas em actividade desportiva. O desporto, mesmo amador, também é um espectáculo. Toda a estrutura que apoia o desporto deve ser rentabilizada, e para mim isso significa mais desporto, mais prática desportiva, e acima de tudo, mais gente envolvida.
Mas claro que cada um tem a sua visão das coisa.