terça-feira, 6 de agosto de 2013

Notícia DianaFM: Clubes contra formato dos Campeonatos Distritais

São 12 os clubes de futebol de Évora que estão contra a deliberação da Associação de Futebol do distrito, em reduzir de três para duas, as divisões do próximo campeonato de seniores.
Na carta enviada ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação, onde requerem uma Assembleia extraordinária, estes clubes acusam a direção da Associação de Futebol de Évora de ter violado uma decisão aprovada pelos sócios em 2010 e de não ter em conta o valor do mérito desportivo.

Esta última, a principal queixa do Lusitano de Évora, um dos clubes subscritores. "O Lusitano sente-se indignado e prejudicado nesta situação porque no ano passado o Lusitano foi campeão de distrital da 1ª divisão, subiu de divisão e acha que a verdade desportiva não está bem vincada neste novo formato. O Lusitano, subindo de divisão e este ano com o novo formato, irá jogar com as mesmas equipas que jogou no ano passado, portanto neste momento está a sentir-se injustiçado e tenta uma assembleia-geral extraordinária no sentido de perceber quais os motivos destas alterações e defender a posição que o Lusitano acha que deve defender que é ficar na divisão acima, neste caso, na Elite, como é óbvio." diz o presidente do Lusitano, Luís Valente.

Na carta a que a DianaFM teve acesso, é ainda "censurada a recente deliberação da Direção da Associação, a qual permitiu a substituição do Oriolenses no campeonato Nacional de Seniores por uma outra equipa que não se encontra inscrita pelo distrito de Évora".

Quem não se pronuncia sobre o assunto é o presidente da Associação. Contactado pela DianaFm, Amaro Camões remeteu para a assembleia-geral todas as declarações sobre as criticas de que é alvo.
A Assembleia-geral extraordinária da Associação de Futebol de Évora foi convocada para 20 de Agosto. Dois terços dos requerentes terão de estar presentes para que se realize esta reunião. E as decisões que forem tomadas, terão de ser executadas, refere o presidente da mesa da Assembleia Geral, Carlos Almeida.

Para já são 12 os clubes que pretendem alterar o quadro competitivo da Associação de Futebol de Évora.

15 comentários:

Anónimo disse...

o que não percebo e não sou adepto de nenhuma das duas equipas em questão..se as divisões ficam na mesma (apesar do nome mudar)..acho que seria sensato terem feito como fizeram há dois anos em que subiu o Estremoz e o Lavre. Ou seja, subiam os dois primeiros da 1ª divisão.

Anónimo disse...

UMA VERGONHA ESTE AFE!! FORA COM ESSES GATUNOS TODOS NÃO SÃO DE PALAVRA. ANDAM A BRINCAR AO FUTEBOL E QUEM PAGA SOMOS NÓS, OS CLUBES. NÃO HÁ RESPEITO POR QUEM ANDA AQUI POR GOSTO A FAZER DE TUDO PARA QUE O FUTEBOL TENHA SUCESSO NESTE DISTRITO. VERGONHOSO!!

Anónimo disse...

Ja se esta a ver o lusitano com o Oscar Tojo wue tem força na afe a dar volta para ficar na elite. Depois tem o Reguengos com o seu peso que pretende que as Perolivas nao fiquem na elite por causa dos apoios da camara de Reguengos ficarem so para eles. E ainda vai ter o monte trigo a querer o oriola tambem fora da elite para poder construir plantel vom alguns jogadores de la. Que se vai lixar no meio disso sao Perolivas e Portel. Mas vamos ver se o Presidente Patinho e Calixto os 2 autarcas o que vao fazer o mais certo e fixarem calados e afastados pois ambos trm interesse nesta assembleia.

Anónimo disse...

Os clubes do distrito sempre foram pouco participativos na vida associativa, o que levou a alguns julgarem como seus os lugares do dirigismo. Mas ao colocarem no lugar de presidente "aquela figurinha" estes arriscam-se a ver escorrer por entre os dedos aquele poder que julgavam eterno. Na verdade foi mesmo um "erro de casting"...

Anibal disse...

Concordo com a posição do Lusitano,bem como com os clubes que o apoiam. É uma tremenda injustiça para quem lutou domingo a domingo, para conseguir um lugar no degrau seguinte. Com esta decisão, todo o merito foi desvirtuado e todo o esforço foi inutil.
Por outro lado, também as equipas da "defunta" 1ª divisão foram prejudicadas, pois perderam o objectivo de chegarem à honra, através de um campeonato competitivo. O futebol só perde com um campeonato que vai ter uma enorme diferença entre as várias equipas. Teremos um campeonato com varios andamentos, onde haverá bombos da festa, só porque foram privados de competir no lugar certo.
Se a AFE acha que isso é bom, talvez não esteja a ver bem as coisas.

Anónimo disse...

16:31
O Lusitano a querer ficar na élite? Não sou do Lusitano pelo que não posso falar em seu nome. Mas o que este (tal como os outros) quer é competir na Honra, e não na 1ª Divisão com o nome de "Honra" pois para isso lutaram durante a época. Entendeu agora?

Rui disse...

Na época passada havia 1ª e divisão de honra. Este ano é introduzida a divisão de elite. Não entendo porquê. É do bom senso manter as duas divisões e premiar quem subiu, neste caso o Lusitano. Façam divisão de honra e dividam a elite em dois acabando com um play-off de subida. Equilibrem as séries e ponham o Lusitano numa série e o Juventude noutra. Parece-me o melhor.

Anónimo disse...

Pois é meus amigos. As alterações estavam feitas e aprovadas desde 2010 e agora que o Lusitano e o Juventude cairam nos distritais armou-se logo esta confusão. Quando andavam nos nacionais a cometer loucuras e dividas não se preocuparam com os distritais. Mais, o Lusitano não pode ir para a Elite, sabia isso desde o inicio da epoca 2012/2013 e agora aproveita a "boleia" da alteração de última hora para pressionar a AFE e aparecer na Elite.

Anónimo disse...

22:49
Que grande confusáo para aí vai.
1º- A introdução de uma nova divisão (Elite) foi uma imposição da FPF;
2º- Não há qualquer play-off de subida;
3º- Os modos de disputa dos campeonatos estavam decididos há dois anos, o que a AFE ilegalmente veio agora mudar;
4º- Os campeonatos não se podemn mudar para o ano em causa, mas sim para o campeonato subsequente;
5º É anti-desportivo "escolher" equipas: quem disse que o Lusitano é tão forte como o Juventude? E porque não outro(s) clube(s) qualquer/quaisquer?

Anónimo disse...

Deixem-se de interesses e vejam o que outras associações fazem. 10 ou 12 equipas apenas é um erro brutal, os campeonatos para serem disputados como uma prova de regularidade nao podem ser apenas de 10 equipas percebam isso. Os clubes so tem a ganhar com as bilheteiras se tiverem maior número de equipas a disputar o campeonato. Um campeonato com poucas equipas vai obrigar a paragens varias para que o mesmo nao termine muito cedo.
Acho que tanto os clubes como a associação tem o dever e obrigação de pensar melhor e agir de acordo nao com os interesses individuais mas sim tambem com vista a possibilitar que o desporto rei seja tratado como tal e que os adeptos deste desporto sejam respeitados e possibilitados a assistir a jogos competitivos e de emoção!
Isto tudo para dizer que deixem os interesses e as superioridades de lado e foquem-se no que diz a lei do desporto! Possivelmente os diretores dos clubes nao sabem o que diz, infelizmente!
Bem hajam e que nao cometam mais erros e nao estraguem o que é bonito.

Anónimo disse...

A nossa Associação é o espelho de quem governa este País " Ninguém sabe o que anda a fazer" - Às vezes fazia falta o Salazar

Rui disse...

A FPF não impôs nada isso é falso.
Ninguém disse que havia play-off, apenas sugeri que uma 2ª fase de subida fosse introduzida na prespectiva de maior emoção e publico.
Os campeonatos podem ser alterados antes do início das competições, veja-se o caso da liga que queira um play-off e o mesmo foi recusado pela fpf porque os campeonatos já estavam em andamento e não porque foi decidido na mesma época.
A AFE está no seu direito de não organizar a 1ª divisão por não haver equipas suficientes.
O caso do Lusitano é injusto, tanto se se mantiver na divisão de honra como se for parar à divisão de elite, mas a elite já ela é uma injustiça.

Anónimo disse...

Tanta gente a falar sem saber o que diz!
The End

Anónimo disse...

Vou dar uma opinião do que seria para mim o melhor formato de competição :
- Duas divisões : Elite e Honra
- Elite com 12 equipas as restantes englobadas na divisão de honra.
- Elite com uma primeira fase onde jogam todos contra todos, sendo que acabada a fase regular, os 6 primeiros disputam a subida e os 6 ultimos a descida. ( Naõ sei seé possivel mas penso que para dar mais emoção na zona de subida os 3 primeiros poderiam ter acesso à taça de portugal). Na fase da descida poderiam descer 2 e o 3º acontar do fim jogaria uma liguilha a 2 mãos com o 3º classificado da div honra. Claro que os pontos quando se transitasse para a 2º fase ficariam pela metade.
- Na divisão de honra ficariam as restantes equipas e aqui reina a grande incognita porque julgo que não se sabe quantos equipas vão haver. Por exemplo se se arranjarem 16 equipas poderiamos ter um campeonato corrido e os dois primeiros subiam e o 3º joagaria a tal liguilha com o antepenultimo da div de elite. 20 equipas penso que já daria para fazer 2 grupos de 10, sendo que no final os dois primeiro de cada grupo passariam a uma segunda fase e os outros clubes 8 de cada grupo jogariam um play off de acesso á segunda fase do tipo o 3º do grupo A contra o 10º do grupo B, o 4º do grupo A contra o 9º do grupo B, e por aí adiante. Surgiriam assim 8 equipas para a fase final onde começariam todos com zero pontos e subiriam os 2 primeiros e o terceiro jogaria a tal liguilha com o antepenultimo da elite. Daria mais ou menos 34 jogos para as equipas da segunda fase e 20 para quem não conseguisse passar o playoff de acesso à segunda fase. Haveria que começar logo em Setembro e haver poucas paragens, era porreiro porque haveria com certeza muito e bom futebol até perto de Junho.
São só ideias, que é o que falta à nossa associação, pois não há ideias perfeitas mas sim ideias que nascem e que limando umas arestas daqui e outras dali dá para as colocar quase perfeitas. Por vezes só criticar não ajuda, temos também que lançar alguns desabafos para o ar, pode ser que alguem tire alguma ideia dos mesmos...

Anónimo disse...

Se haverá 2 divisões apenas, sendo que no fundo ilegalmente perante a FPF, estas deveriam respeitar o que era feito antes. Sobe quem tinha garantido a subida no ano transacto e descia quem ficou nos lugares mais abaixo da época transacta. Se estava prevista a subida de 6 formações da 1ª Divisão, passaria a 2 equipas ou mantinham-se as 6, sendo que desciam as 2 últimas da Divisão de Honra ou as últimas 6 para se manter o que se haveria deliberado quanto há subida na época transacta.

Ou baixem os preços das inscrições na AFE e terão menos equipas no Inatel e mais na AFE.

Cumpriemntos, DM