segunda-feira, 18 de março de 2013

Para reflectir.... Educação no Desporto

Recebi há algum tempo atrás uma mensagem de alguem a contestar o que se vai passando por alguns clubes que possuem camadas jovens. Não vou obviamente identificar o autor da mensagem nem os clubes que ele mencionou. Mas vou aqui deixar o excerto da mensagem que me fez chegar.

"Venho por este meio sugerir e pedir que publique algum artigo relacionado com a educação no desporto principalmente por parte dos pais de miudos, porque enquanto os miudos se andam a divertir dando uns pontapés na bola, os mesmos pais passam o tempo a ofender os árbitros e até os pais dos adversários, é simplesmente lamentavel a imagem que transmitem aos filhos. Posso adiantar que é vergonhoso o comportamento dos miudos do Clube X,  pois desde as ofensas durante o jogo até baterem á porta dos balneários dos árbitros para os ofenderem! É a educação que têm?! Mas é mais grave porque tudo acontece na presença dos pais e nada fazem para os evitar!
Algumas dessas pessoas nem deviam entrar num recinto desportivo, porque vão simplesmente lá para destabilizar e provocar desacatos e nunca para apreciar o futebol.
É muito triste quando ouvimos um pai a dizer ao filho(jogador) "parte-lhe a perna", porque na jogada anterior possivelmente sofreu uma entrada mais dura, são frases como estas que se ouvem frequentemente, isto para não falar dos insultos aos árbitros, que por vezes embora um pouco mais velhos que os miudos, tambem são jovens que estão a aprender."

É momento então de reflectirmos e pensarmos do que realmente importa no futebol de formação, num momento em que os miúdos/jovens se formam enquanto homens. Não podem ser os pais a fazer com que as situações piorem, mas têm que ser eles e os respectivos treinadores e técnicos a incutir o sentido de responsabilidade e do que é certo ou errado, para conseguirmos estar no futebol em "Fair Play". Sei que é complicado devido aos exemplos que vêm de cima, mas começando a incutir algum respeito logo em jovens, certamente que serão melhores jogadores/homens no futuro.

6 comentários:

Anónimo disse...

Parece-me que essas palavras foram baseadas em tantos outros jogos, mas há umas que foram retiradas do passado domingo desportivo no jogo entre o Cabrela e Perolivense, onde os apoiantes do Cabrela tiveram tudo menos EDUCAÇÃO!

Anónimo disse...

Coitadinho...

Deves estar-te é a referir aos jogadores das Perolivas que devem ter tido uma educação parecida a esta.

O nº 7 deveria ter sido expulso, mas andou lá a passear a sua fama (e proveito) de duro os 90 minutos.

Anónimo disse...

Sr. das 00.37, deves ter alguma coisa a ver com aquele jogador que arrumou o jogador do cabrela com uma entrada por trás e nem falta foi.
Mete-te em casa não chames para aqui a Cabrela que nada tem a ver com o assunto.

Anónimo disse...

O teu QI deve ser muito baixo. O artº até está bem feito e chama a atenção para um assunto que nada tem a ver com o jogo do Cabrela.
Mas este Sr. das 00:37 conseguiu interpretar de uma forma absolutamente anormal um artigo que tem como objectivo alertar para o comportamentos de algumas pessoas em jogos das camadas jovens.
Muito bem rapaz, não procures um médico que não é preciso.
Já agora gostava que alguém do Perolivas se pronunciasse e diga se por acaso foi mal tratado em Cabrela.É que eu vi lá algumas pessoas no bar juntas com as pessoas de cabrela e vi no fim do jogo os jogadores do Perolivas também junto ao bar a conversar normalmente e não vi ninguém a ser mal tratado.Por isso peço ás pessoas que lá estiveram ou alguém ligado ao Perolivas se foi mal tratado em Cabrela. É que se foi eu não vi nada.
É que nós em Cabrela não temos a mania que somos os melhores, e quando perdemos com mérito do adversário nada temos a dizer, o Perolivas ganhou porque marcou dois golos, e nós só um, apesar do árbitro ter algumas falhas não foi por isso que o cabrela perdeu, pelo que não havia razão para tratar mal ninguém.
Bocas ao árbitro em todas as terras se mandam bocas aos árbitros, e venha o primeiro a dizer o contrário.
Até porque os árbitros sabem que muitas bocas são naquele momento de mais nervos e depois tudo passa e eles sabem conviver com isso, desde que não sejam ultrapassados os limites do razoável, e não se passe para as ofensas pessoais.
O SR. árbitro Luís Godinho fez uma boa arbitragem, à excepção daquela entrada por trás ao jogador do Cabrela, que foi uma entrada muito má e como viste pôs a integridade fisica do jogador em causa, pois teve que ser substítuido.
De resto tudo normal.

Anónimo disse...

A associação pode começar a trabalhar duro, pois dai penso que pode tirar algo de educativo, dando emprego a pessoas que saem com curso na área de ciências do desporto. Tantos que andam por aí com programas e ideias novas tantos e jovens e bons e com grande capacidade para técnicos ou outras áreas do desporto, não só no futebol atenção, mas sim no desporto em geral. Temos de fazer crescer o alentejo e principalmente o futebol eboranse por algum lado temos de começar e penso que esta rapaziada licenciada tem metodos para a formação de atletas como homens e jogadores...

Anónimo disse...

Para que toda a gente fica-se esclarecido devia se endentificar essas pessoas e os respectivos clubes, ja que uem enviou a mensagem nao tem esse problema em indentificar pessoas e clube, vamos saber quem sao.